Curso de Engenharia Elétrica da FADEP firma convênio com empresa que possui atuação internacional

A partir do convênio com a Ateei Group, curso de Engenharia Elétrica promoverá um projeto intercursos e desenvolverá um novo carro elétrico, reunindo tecnologia, inovação e sustentabilidade.

A Faculdade de Pato Branco (FADEP) segue viabilizando projetos e pesquisas voltados a utilização de energias e combustíveis alternativos para motopropulsão veicular, ou seja, são iniciativas que envolvem teoria e prática acadêmica no desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos movidos por energia proveniente de fontes não poluentes. Agora, o curso de Engenharia Elétrica formalizou um convênio com a empresa Ateei Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais Ltda, o que implementará ainda mais as ações neste sentido.

A proposta, de acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da FADEP, professor Me. Ricardo Bertoncello, é promover um projeto intercursos, em que a equipe da Ateei produzirá toda a parte eletrônica do novo veículo elétrico da Instituição. “O objetivo é tornar este projeto o carro-chefe do curso de Engenharia Elétrica. Queremos colocar a FADEP no cenário nacional e internacional de competições de eficiência energética, participando da próxima edição da Shell Eco Marathon, alcançando bons resultados para chegarmos à competição de Detroit, nos Estados Unidos”, destaca o professor.

Em 2018, o curso de Engenharia Elétrica da FADEP conquistou a terceira colocação no GP Petrobrás de Energia Sustentável, a mais importante competição nacional do segmento, com o Greenkar, veículo movido a energia elétrica que destaca-se pela velocidade média e pelo consumo reduzido de energia.

Conforme o professor Ricardo, o projeto do Greenkar iniciou em 2014, passando pela primeira competição em 2017. Após implementações, a iniciativa resultou na conquista do terceiro lugar no GP Petrobrás em 2018, condição que oportuniza, neste momento, a realização de novos projetos com empresas do setor, como a Ateei. “Agora, será desenvolvido um novo veículo, mais leve, mais eficiente e que atenda as especificações de competições de eficiência energética internacionais”, pontua Ricardo.

Parceria com a Ateei: um projeto intercursos que reunirá tecnologia, inovação e sustentabilidade

A Ateei Group é uma empresa que atende todo o Brasil com a fabricação de componentes e na gestão de produtos eletrônicos, além de exportar seus produtos para diversos países. A empresa possui uma filial, ainda, nos Estados Unidos. “A parceria com a Ateei visa desenvolver toda a parte eletrônica do veículo: controlador de carga da bateria, conversor de tensão para alimentação do motor e sensoriamentos. A empresa disponibilizará os componentes e fará a montagem das placas de circuito impresso. Todo o desenvolvimento do projeto ficará por conta dos acadêmicos e professores orientadores”, explica o professor Ricardo.

Por enquanto, somente o curso de Engenharia Elétrica está envolvido no projeto. No entanto, conforme adianta o professor Ricardo, a ideia é envolver os cursos de Administração e Ciências Contábeis na gestão, além do curso de Publicidade e Propaganda, para atuar na divulgação do carro. Objetiva-se inserir, ainda, os cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, para preparação do piloto.

Sendo assim, o intuito é desenvolver um projeto multidisciplinar e intercursos, envolvendo calouros e até veteranos, além dos docentes. “Projetos como este fazem com que os alunos apliquem os conhecimentos na prática. Fazem, ainda, com que eles busquem novos conhecimentos que não são vivenciados nas disciplinas curriculares. Além disso, ensina os alunos a trabalharem em equipe e a competirem de forma saudável”, completa Ricardo.

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP.

2019-06-27T10:32:25+00:00junho 27th, 2019|Notícias|

Deixe um Comentário